domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ética é também amor

Li na revista Vida Simples de Dezembro de 2006, uma matéria especial de Natal sobre os ensinamentos de Jesus. Há um que não me esqueço jamais: "A ética é uma só: os fins não justificam o meio". Pra mim, a ética está tão ligada a outras demonstrações de amor ao próximo quanto a generosidade, a compaixão e a não-violência também estão. Ser ético, às vezes, é "simplesmente" se colocar no lugar do outro.

Por que é tão difícil ser sempre correto e agir direito? Por que tantos enganam e usurpam? Por que tanta discórdia, tanta injustiça?

Simplesmente tem dias que eu não entendo, que eu não consigo aceitar. Não importa o que diz a História. Tenho esses dias de profunda tristeza por saber das maldades e atrocidades que são cometidos contra a humanidade pelos próprios homens! Mais do que tristeza o que eu sinto é frustração, por me sentir tão incapaz de fazer alguma coisa.

Mas eu tenho fé de que o Pai não vai "sair perdendo". Jesus não foi sacrificado - pelos homens - à toa! Falta Deus no coração dessa gente, mas isso um dia vai mudar.