quarta-feira, 27 de junho de 2007

Mensagem de Fritz Plaumann

"Meu olhar divaga livremente sobre a paisagem montanhosa, porém a mata virgem nao existe mais. As estrelas brilham a noite no firmamento, porém disfarçadas pelo reluzir de luzes artificiais.
Imensurável é a quantidade de espécies da fauna e flora, indecifrável o número de astros.
Teorias aparecem e desaparecem, mas o mistério 'de onde para onde?'
Permanece.
Como a qualquer ser vivo, também ao homem é imposto pela própria natureza um limite a sua capacidade perceptiva, que nao pode ser ultrapassada; o que fica além, continua enigma...
Neste mundo, seja na superfície da terra, seja acima dela ou no seu interior tudo: está cheio de segredos; mas tudo está subordinado a uma ordenaçao disciplinada e reconhecível nas leis da natureza.
Por isso nao consigo crer numa "criaçao do acaso". O homem agride sem consideraçao: a fauna e a flora autóctones sucumbem.
Terra, ar e água sao envenenadas ou contaminadas.
Porém, a Terra, na qual toda vida se fundamenta, há de vingar-se, como em parte já está acontecendo. Pense, pois, homem, sobre o que poderá advir...
Que meu trabalho entomológico possa contribuir para incentivar a admiraçao e o amor à natureza e estimular a reflexao sobre a mesma..."




Mais do que vingar-se, acredito que os problemas ambientais que temos enfrentado seja a REAÇAO da Natureza à AÇAO violenta do Homem contra sua própria casa.
Somente com EDUCAÇAO será possível haver uma TRANSFORMAÇAO da realidade, resgatando valores e destacando a responsabilidade individual e coletiva para a conservação ecológica em nível local, nacional e planetário.
Todos temos responsabilidade nisso. Todos podem fazer alguma coisa, fazendo CADA UM A SUA PARTE!